Através de vários testemunhos, o documentário “Montagem: Caso Bombas” constrói um sólido relato que conta de forma crítica e didática as várias situações e eventos relacionados com o conhecido “Caso Bombas”, montagem política-policial contra vários grupos e indivíduos que professavam a ideologia anarquista na região chilena.

Basicamente, chamado pela grande imprensa chilena como “Caso Bombas”, é um fato “político-midiático”, que tem a sua localização na cidade de Santiago, região do Chile, que consistia em uma complexa trama de eventos que procuraram criminalizar o movimento anarquista desta região do planeta, assim como continuar a doutrina do “inimigo interno”, ideia que o Estado chileno vem desenvolvendo historicamente. Na construção dessa situação estiveram profundamente envolvidos os meios de comunicação hegemônicos, que foram transformados em uma parte estratégica a serviço dos interesses do Estado. Essa atitude da mídia é muito semelhante à que ocorre diariamente contra a causa Mapuche, onde Estado e imprensa burguesa associam-se para proteger os interesses de grandes empresas capitalistas de silvicultura, mineração e energia no território ancestral Mapuche. O polêmico “Caso Bombas” se desenvolveu entre os anos de 2009-2012, a partir da morte de Mauricio Morales – passando pela detenção e prisão de vários companheiros – até a absolvição final e a liberdade concedida a eles.

O documentário começa narrando o caso particular relacionado com a morte do anarquista Mauricio Morales, fato que marca o início de toda a orquestração midiática-repressiva do Estado chileno contra o movimento anarquista em geral. Através da voz de diferentes entrevistados – incluindo historiadores, advogados, réus no caso e habitantes de casas invadidas – reconstrói a história do que aconteceu.

Deve-se ressaltar que o documentário não trata da análise específica do “Caso Bombas”, mas tenta gerar uma visão mais abrangente do movimento anarquista e sua história dentro da teoria e da prática revolucionária. É por isso que o documentário “Montagem: Caso Bombas”, elaborado pelo Canal Barrial 3 do Bairro Yungay, se constitui como uma peça fundamental para a compreensão de como a repressão do movimento anarquista, assim como os procedimentos gerais dos Estados para intimidar e destruir qualquer iniciativa que ameace os valores e projetos do capital.

É encorajada a reprodução deste material, por qualquer meio. A propriedade é um roubo; divulgue como e onde quiser.

Para ver o documentário “Montagem: Caso Bombas”, clique aqui:

agência de notícias anarquistas-ana

Joaninha caminha
no braço da menina.
Olhar encantado.

Renata Paccola