[Na sequência, informações curtas de alguns eventos anarquistas que estarão acontecendo nos próximos dias mundo afora, que buscam estimular a organização, a luta, a solidariedade, a discussão e a reflexão como formas de combate às várias faces da autoridade.]

Ucrânia

O “Festival Anarcofeminista da Crimeia” será realizado de 13 a 17 de julho, num acampamento rural, objetivando a troca de experiências, ideias e o fortalecimento dos trabalhos em rede, entre grupos anarcofeministas de diferentes países da Europa, principalmente de ativistas da Ucrânia, Rússia, Bielorússia e Polônia. O programa do encontro inclui palestras, debates, oficinas, treinamentos, estratégias, mostras e festas.

Espanha

A “Primeira Feira do Livro Anarquista na Guarda“, na Galícia, foi marcada para os dias 19, 20 e 21 de julho. A feira traz lançamento de livros e revistas, exibição de documentário, teatro, almoço vegano… Durante todo o evento haverá um espaço para a exposição de material antiautoritário, assim como um espaço de bebidas e comidas a preços populares e outro para acampamento.

Filipinas

De 22 a 26 de julho, acontece o “Anarkiya Fiesta“, na Universidade Politécnica das Filipinas, em Manila. Um festival com cinco dias de atividades anarquistas. Na programação: fórum de discussão e apresentações culturais, comida livre fornecida pelo Food Not Bombs (Comida Sim Bombas Não), impressão DIY  (Faça Você Mesmo) de camisetas, oficinas de cozinha vegetariana, exposição de fotos e arte, apresentação de slides, maratona de cinema, sessão de yoga, oficina de autodefesa, entre outras coisas.

México

A “Segunda Feira do Livro e Publicações Anarquistas de Guadalajara” acontece em 26 e 27 de julho, na Casa Arcol. Palestras, lançamentos editoriais, recital musical, apresentação de zines, entre outras coisas, estão na programação do encontro. Todos os dias haverá exposição e venda de material literário relacionado ao anarquismo, dos diferentes projetos editoriais locais.

Venezuela

Nos dias 26, 27 e 28 de julho será realizado o “Segundo Encontro Anarcopunk” da cidade de Mérida. O evento, uma espécie de acampamento libertário de final de semana, terá palestras, concertos, cabaret de circo, exibição de filmes, oficinas e festa.

França

A CNT francesa está organizando o “Festival e Encontro Libertário com Lucio, o Irredutível“, nos dias 27 e 28 de julho, em Haut-Jura. Dentre as atividades programadas, com a presença de Lucio, debates, projeção do filme sobre ele (“Lúcio anarquista, assaltante, falsificador, mas sobretudo pedreiro”), bufê com preço livre. Lucio é um veterano anarquista, que conseguiu roubar milhões do National Bank (agora Citibank) e investir o dinheiro em causas que acreditava.

Itália

Anticlericalia“. Uma jornada de festa com debates, mostra de filmes, música, apresentação editorial (“L’anarchia Cristiana di fra Dolcino e Margherita“) e comida (com vinho direto da sacristia), em 29 de julho, em Milano. Organização: Ateneu Libertário de Milano, Cascina Autogestita Torchiera Senz’acqua.

agência de notícias anarquistas-ana

Nas águas do mar
Águas-vivas flutuam
Tranquilamente…

Miranda