[Espanha] Faixa gigante é estendida em festa de São Firmino em solidariedade com os torteiros

Anteontem (12 de julho), pela manhã, na Praça Navarrería de Pamplona, durante a tradicional festa de São Firmino, foi desfraldada uma grande faixa em solidariedade com os acusados pelas tortadas contra o TAV (Trem de Alta Velocidade) e na cara de Yolanda Barcina, ação de desobediência civil que ocorreu em Toulouse, na França, em 2011. Atualmente há quatro pessoas acusadas por tal ato e que as autoridades pedem penas de prisão que vão dos 5 aos 9 anos, e multas de até 5.400 euros.

Entenda o caso…

Há um ano e meio, três ativistas anti-TAV (Trem de Alta Velocidade) da plataforma de desobediência civilMugitu! Mugimendua jogaram várias tortas contra a Presidente do Governo de Navarra, Yolanda Barcina, quando ela participava de uma cerimônia na cidade francesa de Toulouse. Com dita ação, a plataformaMugitu! Mugimendua denunciava a imposição do TAV em Euskal Herria e queria simbolizar que a classe política no poder, junto com as empresas construtoras e os bancos, ficavam com todo o “bolo” da construção do TAV.

Embora o caso tenha sido arquivado na França, os processos continuam abertos no Supremo Tribunal da Espanha, onde três dos quatro réus são acusados de “atentado grave à autoridade”. O quarto, Mikel Alvarez, que se limitou a participar de uma conferência de imprensa para contar o sucedido, é acusado de ser “cooperador necessário”. Recentemente, a Promotoria pediu cinco anos de prisão e uma multa de 2.700 euros para cada um dos réus, enquanto a acusação particular de Barcina eleva ainda mais o pedido: seis anos de prisão e uma multa de 3.600 euros para três dos ativistas e nove anos e 5.400 euros para Gorka Obejero.

Campanha internacional…

Por outro lado, a plataforma anti-TAV Mugitu! Mugimendua anunciou o lançamento de uma campanha internacional para apoiar os réus como de repúdio e resistência à construção de grandes infraestruturas, como o TAV.

Vídeo da tortada:

agência de notícias anarquistas-ana

selva de pedra
condor solitário
vôo triste

Manu Hawk