Talvez os meios de comunicação estão perplexos com o surgimento de anarquistas em Tahrir, mas a verdade é que o anarquismo estava por trás do impulso insurrecional desde o início.
Egito 2

Foto: Mohamed Abd El Ghany
Tradução de um texto escrito por Jerome Roos em http://roarmag.org , tradução espanhola de Communia est Informações
Quando dezenas de milhares de egípcios embalados Praça Tahrir na sexta-feira para comemorar e continuar a revolução que tinha começado dois anos antes, um show marcante e inesperado ocorreu. Após dois anos de promessas não cumpridas e violência estado contínuo, um grupo de ativistas – prometendo protesto com o resto de seus companheiros de equipe – foram posicionados nas barricadas vestindo preto da cabeça aos pés, armados com lança-chamas improvisado e uniformes protegidas fatos de segurança para si.
Anarquistas egípcios

Bandeira anarquista, militante acenando dentro de uma sede da Irmandade Muçulmana é agredido / Fonte: Anarquistas árabes
Quando perguntado pelos repórteres, disse que os ativistas mascarados se recusou a falar com a imprensa, mas misteriosamente “mencionado anarquismo” como inspiração para suas táticas. Um dia antes, a Associated Press e foi informado sobre a emergência de um “grupo anteriormente conhecido que se chama Black Bloc (Bloco Negro)”, que tinha advertido que a Irmandade Muçulmana não iria usar sua “ala militar” para endurecer seus métodos contra manifestantes e assumiu a responsabilidade pelos ataques incendiários recentes sobre os escritórios da irmandade islâmica.
O que é o Black Bloc e por que de repente emergir nas ruas de Cairo? Normalmente criticado pela mídia conservadora e liberal como um núcleo duro de bandidos violentos, o Black Bloc é realmente mais de um táticas de ação direta de que um grupo claramente definido, em que (por vezes agindo forma violenta e pacífica outro) ativistas de um modo vestuário semelhante são apresentados como uma face unificada para não ser reconhecidos pelas forças de segurança. Enquanto a maioria dos participantes nas acções Black Bloc explicitamente opor atos violentos contra as pessoas, contra os ataques de propriedade são uma forma de ação direta mais no arsenal da diversidade tática.
Neste sentido, os anarquistas no Egito são claramente inspirados por algumas das táticas Black Bloc que temos visto em outros lugares: a partir da Alemanha autônoma esquerda na década de 70, através de movimentos anti-globalização e da Batalha de Seattle , em 1999, a revolta da juventude mais recente 2008 na Grécia, em resposta à morte pela polícia de Alexis Grigoropoulos, um jovem de 15 anos. Mas, embora a inspiração dos movimentos exteriores desempenhou um papel inegável no bloco emergente Preto, no Cairo, a realidade é que o anarquismo não é novo na Tahrir. Em vez disso, ativistas, idéias e práticas anarquistas têm estado no coração da revolta liderança do Egito desde o início.
Egito

Dois participantes do Black Bloc do Cairo, em uma barricada / Fonte: Ghazala Irshad (@ ghazalairshad)
Muitos fãs de futebol – os “ultras” que forneceram o ímpeto militante para a queda de Mubarak – foram identificados por algum tempo com as idéias anarquistas, enquanto que o anarquismo foi uma das principais inspirações por trás do Movimento da Juventude 06 de abril , cujos atos de solidariedade com uma greve em uma fábrica em El-Mahalla El-Kubra em 2008 são muitas vezes vistos como uma importante história da revolta de 2011. As fileiras desses movimentos estão vendo reforçada recentemente por jovens desiludidos que lutaram na linha de frente contra aparelho de segurança de Mubarak, para encontrar apenas as forças estaduais mesmos, sob o comando dos islamitas. Como disse um ativista: “Só bastardos nos governar.”
Agora que a Irmandade Muçulmana tem efetivamente parou o “longo caminho para as instituições” da revolução, e agora que os partidos da oposição têm demonstrado seu fracasso abjeto para oferecer um contrapeso credível para as forças fundamentalistas, jovens egípcios muitos simplesmente ter perdido a fé na capacidade das instituições representativas para realizar as reivindicações revolucionárias de justiça, liberdade, pão e social. Nesta época de sonhos frustrados, muitos desses jovens revolucionários descobriram que o anarquismo – que faz uma ênfase radical em directo democracia, auto-organização e apoio mútuo na horizontal – oferece a única alternativa de esperança contra a tirania.
Este é o lugar onde a luta do egípcio visivelmente começa a se conectar com as lutas que estão em curso no Ocidente. Enquanto anarquistas egípcios estão tomando um espaço ativo para quebrar o poder e status da violência fundamentalista, pares em todo o Mediterrâneo são apresentados como o último baluarte contra a ascensão do anti-imigrante violência nas ruas de Atenas. Os membros da Golden Dawn partido neo-nazista foram envolvidos em ataques racistas a não-gregos, incluindo um pescador egípcio. Mas enquanto o Estado fica e permite Golden Dawn infiltrar as forças policiais , os anarquistas decidiram lutar. Invadindo os escritórios da Golden Dawn e observando as favelas por antifascistas motorizados patrulhas compostas por centenas de ativistas, anarquistas gregos são vistos como heróis pela minoria aterrorizada cidade de imigrantes.
E sobre o inconfundível raízes anarquista movimento social que surgiu de forma dramática no Ocidente nas últimas décadas? Como muitos observadores e ativistas têm apontado, a rejeição de Occupy Wall Street para levar suas queixas à classe política e seu compromisso com a organização horizontal com base em decisões de consenso Occupy deu-lhe não só inovador, mas também feito para servir como porta-voz das frustrações sobre a crise do sistema representativo em qualquer lugar, permitindo que ele se espalhou pelo mundo como uma onda de indignação popular.
Infelizmente, ainda existem aqueles que de alguma forma ainda aposta nos modelos ultrapassados ​​baseados partes ativismo político orientados e do Estado. Depositando suas esperanças sobre a representação escolhida ou teorias abstratas sobre um futuro cataclismo inevitável, esses “revolucionários” continuar a confiar os outros a fazer a revolução para nós. Mas, como Tahrir é colocado de volta na linha de frente de resistência popular global, envia uma mensagem importante para nós: nas lutas globais do século XXI, os anarquistas são aqueles que empurrar a revolução.
Tradução Português: Rádio Cordel Libertário