Saudações Libertárias
Motivações para essa Carta:

Viemos através dessa carta por respeito a todas as/os ouvintes e colaboradoras/es, que acreditam nesse veiculo de comunicação  como ferramenta de organização da luta libertária/anarquista. São essas pessoas que fazem com que a Rádio mesmo tendo pausa nas transmissões ao vivo há muitas visitas diariamente no blog, seja para escutar a gravação das transmissões (que é considerada por nós como biblioteca virtual de formação politica), mas, também visitam para conhecer e ficar por dentro de nossa programação.

Diante disso não podíamos deixar de explicarmos o motivo da pausa das transmissões Ao Vivo. Mas antes precisamos contar um pequeno histórico que ajudará entender os motivos da pausa.
Pequeno Histórico

Quando iniciamos a Rádio Cordel Libertário no final de março de 2011, estávamos em um grupo de 5 pessoas, residentes na cidade de Salvador/BA, responsáveis na gestão da Rádio, e tínhamos como objetivo ser um veiculo de comunicação libertária/anarquista, que pudesse ajudar na organização e luta libertária/anarquista tanto no Nordeste como no Brasil e no Mundo  e fazer transmissões Ao Vivo diariamente (com o tempo percebemos como era ambicioso esse objetivo ). Inicialmente na primeira semana fizemos debates sobre a conjuntura politica/social/cultural que era passada nos “grandes” veículos de comunicação, e também nos veículos independentes e libertários. Durante essa semana fomos percebendo a importância que a Rádio poderia ter para divulgar as iniciativas e lutas libertárias e populares e o contexto que estávamos vivendo era de mobilizações em torno da luta pelo passe livre, e foi esse debate que trouxemos para a Rádio trazendo pessoas de diferentes lugares do Brasil Salvador/Feira de Santana/São Paulo que falaram Ao Vivo a situação dos movimentos locais em que faziam parte, respondendo também a pergunta das/os ouvintes, havendo dessa forma uma interação muito grande em quem estava sendo entrevistada/o e quem estava a priori somente ouvindo. Essa semana foi bastante responsável para decidirmos sobre o formato que queríamos traçar para a Rádio, ao invés de somente as/os integrantes do Cordel Libertário falarem e assim monopolizar os debates, iríamos trazer as pessoas envolvidas no processo para falarem e dessa forma debaterem com as/os ouvintes/parceiras/os.

A abrangência que a Rádio começou tomar foi responsável pelo contato que outras pessoas que apostaram nessa iniciativa começaram a ter interessadas em se integrar a gestão da Rádio, no caso a Rádio deixava de ser somente uma Rádio com pessoas de Salvador/BA para também ampliar para Fortaleza/CE, e dessa forma atingindo um dos objetivos iniciais que era integrar os movimentos libertários/anarquistas do Nordeste.

E ao mesmo tempo que a abrangência da Rádio iria aumentando, ou seja mais pessoas começavam a escutar a Rádio, e a demanda de entrevistas ficava cada vez maior, as responsabilidades e as tarefas para gerir a Rádio também cresciam, crescimento que não era condizente com o numero de pessoas que faziam parte da Rádio, e de pessoas que aderiam a gestão da Rádio, dessa forma a Rádio dia a dia começou a perder integrantes, que por conta também de seus compromissos pessoais não havia compatibilidade com as tarefas que uma Rádio mesmo sendo online trazia diariamente. Soma-se a tudo isso divergências politicas sobre os objetivos da Rádio, com uma observação ninguém nunca foi expulsa/o do Cordel Libertário, os afastamentos que houveram por motivos de divergências politicas aconteceram por iniciativa própria.

Aos poucos o Cordel Libertário foi diminuindo a quantidade de transmissões semanais, na verdade começou a caminhar conforme suas pernas, e mesmo assim ainda mantivermos uma quantidade de ouvintes significativos, e também conseguimos fazer parcerias com outros coletivos, que pontualmente colaboraram nas transmissões da Rádio.

Mesmo com essa diminuição de transmissões tínhamos alguns projetos para esse final de ano, que eram a Cobertura Ao Vivo do evento Novembro Negro organizado pela Biblioteca Terra Livre e também a 2º Feira de Livro Anarquista de Porto Alegre, infelizmente houve imprevistos nestes dois eventos, o Novembro Negro chegamos a transmitir os primeiros debates, mas durante o mês houveram uma grande movimentação na Usp devido a presença da PM e também a greve das/os estudantes, e tudo isso impossibilitou o acesso as tecnologias e também a presença das/os organizadoras/es do evento, já na Feira Anarquista chegamos transmitir o primeiro debate ( que ficou muito chiado) mas mesmo com toda a disposição das/os integrantes da Rádio e da Companheira Ellen do ativismo ABC para transmitir os debates, nos vimos com um grande problema, que era um microfone que pudesse captar o som ambiente e assim a fala das pessoas do debate, motivo pelo qual impossibilitou o restante das transmissões dos debates.

Tudo isso causou uma grande frustração a todas as pessoas empenhadas nesses projetos, mas também trouxe muito aprendizado, e mostrou que todos esses percalços fazem parte na construção de um meio de comunicação Auto-Gerido e Libertário.
Avaliação da Atuação do Cordel Libertário e da Conjuntura Libertária/Anarquista que tivemos contato.

Do dia 27/03/2011 á 18/12/2011 tivemos:

32 transmissões ao vivo.
30 individualidades ou Coletivos Libertários/Anarquistas diferentes estiveram na Rádio.
17.891 visitas no blog, de 35 países diferentes.

Um numero de certa forma expressivo diante do numero de pessoas empenhadas no projeto da Rádio.
Mas quando levamos em consideração a abrangência em nível Nacional da Radio, identificamos que as individualidades e grupos que trouxemos para a Rádio ficou muito restrita as grandes capitais, salvo algumas exceções, e dessas capitais concentrou na Região Sudeste e Sul, sendo São Paulo, capital e interior, o Estado em que mais tiveram participações na Rádio. Como um dos objetivos da Rádio é dar voz as diversas individualidades e movimentos libertárias/anarquistas que de certa forma são desconhecidas/os do cenário libertário/anarquista Brasileiro, que na conjuntura que vivemos fazem parte das Regiões Norte, Nordeste e também Centro Oeste, ou seja no caso estivemos longe de alcançar esse objetivo.

Outra constatação é sobre as linhas de pensamento das individualidades e coletivos libertários/anarquistas que estiveram presente nas transmissões da Rádio, percebemos que houve diferentes linhas de pensamento, mas houve uma tendência que teve maior participação, fazendo com que a rádio pudesse ser rotulada por defender uma única tendência.
Respeitamos todas as linhas de pensamento e prática Libertária/ Anarquista, é claro que as/os integrantes da rádio têm aquelas que mais se identificam, mas procuramos fazer com que a rádio seja um espaço de debate e reflexão dos diversos pontos de vista. Através das transmissões ao vivo e do acervo de gravações buscamos construir e contribuir para formação política das individualidades e para o conhecimento e respeito das diversas teorias e práticas libertárias/anarquistas.

Na nossa Avaliação sem desconsiderar todo esforço realizado para realizar toda pesquisa e articulação (que é muito trabalhoso mesmo), entendemos que nossas pesquisas com raras exceções ficaram restritas a individualidades e coletivos libertários/anarquistas que de certa forma tem mais acesso aos meios de comunicação (preferencialmente a internet) para divulgar suas atividades e suas ações, e no caso a Rádio serviu como mais um espaço para divulgarem suas ações, dessa forma não conseguimos chegar nas individualidades e coletivos libertários/anarquistas que não estão na internet mas que devem existir, promovendo atividades e ações libertárias/anarquistas.
Estratégias Futuras/Convite.

Avaliação que tivemos sobre a atuação da Rádio não serviu para que desistíssemos de construir um Veiculo de Comunicação Libertário/Anarquista que sirva de Ferramenta para a Organização e Luta Libertária, pelo contrário nos deu condições para construirmos nossas estratégias baseadas no aprendizado que tivemos, e por isso decidimos continuar com a Rádio Cordel Libertário, também porque acreditamos que mesmo com o crescimento dos meios de comunicação alternativos ainda estamos reféns de veículos de comunicação que não representam os princípios que acreditamos, e por isso precisamos fortalecer os meios de comunicação libertário/anarquista, e cada vez mais deixar de depender de meios de comunicação que se baseiam no socialismo autoritário e marxista.

Mas para isso temos plena convicção que estaremos distante desse objetivo se não houver a participação das/os demais companheiras/os que de certa forma ainda acreditam que podemos construir um meio de comunicação libertário/anarquista, e também compreendem a importância dos meios de comunicação na organização e luta libertária/anarquista.
Através disso convidamos a todas/os que compartilham dos princípios da Rádio Cordel Libertário a somarem ao Coletivo Gestor da Rádio, e aquelas/es que já estabelecem parceria com a Cordel Libertário que continuem conosco em 2012 para construirmos esse veiculo de Comunicação que tanto almejamos. Para quem talvez ache que não tem condições de fazer parte de uma Rádio, por desconhecer questões técnicas ou mesmo por não ter vontade de ser locutora/or, a Cordel Libertário para funcionar necessita de muitas outras coisas também, que com certeza em algumas delas você poderá contribuir, e também socializamos o conhecimento sobre o que já aprendemos com a Rádio para quem tiver interesse.

Quem quiser fazer parte do Cordel Libertário mande um email para radiocordel-libertario@hotmail.com não precisa ser necessariamente de Salvador/BA, pode ser de qualquer lugar do Brasil e do Mundo, porque tudo funciona online, através do email podemos realizar uma reunião virtual no dia e horários que todas/os tiverem disponíveis.
A partir disso finalizamos esse documento, mas estamos abertas/os para questionamentos sobre qualquer ponto que foi relatado, esperamos todas/os no ano de 2012 na Rádio Cordel Libertário.
Rádio Cordel Libertário
A Rádio que Valoriza e Respeita a Liberdade e a Diversidade!
radiocordel-libertario.blogspot.com
radiocordel-libertario@hotmail.com
orkut: Rádio Cordel Libertario
Facebook: Cordel Libertário