Em 26 de julho, sexta-feira, foi realizada no município de Preveza (noroeste da Grécia) a segunda passeata antifascista motorizada organizada pela Assembleia Antifascista da cidade. Mais de 40 pessoas (a cidade tem pouco mais de 20.000 habitantes) em motos desfilaram pelas ruas da municipalidade, percorrendo vários bairros do centro da mesma. A passeata passou por um local fascista e pela Delegacia da cidade.

A passeata foi particularmente combativa. Durante a manifestação foram gritados vários slogans antifascistas, anarquistas e esquerdistas. Além disso, a segurança do ato foi muito eficaz. A polícia só apareceu uma vez, acompanhando a passeata por um momento.

A atitude e as reações das pessoas da cidade foram, em linhas gerais, positivas. Muitas pessoas aplaudiram os manifestantes, enquanto outras levantavam o punho quando a passeata passava em frente de suas casas ou no local onde estavam no momento. Os organizadores da passeata antifascista motorizada advertiram sem falsas ilusões de que nem todas essas pessoas são antifascistas, no entanto, foi dada uma resposta ao fascismo e os seus amos, os capitalistas.

Nos folhetos em uma das fotos em anexo, diz: “Nossos avós refugiados, nossos pais imigrantes, nós fascistas?” e “Nem em Preveza ou em qualquer outro lugar. A esmagar os fascistas em todos os bairros”.

Fotos:


agência de notícias anarquistas-ana

urubus desenham
no teto cinza da tarde
lentas espirais

Zemaria Pinto