Aproximadamente 2000 pessoas se reuniram no centro de Corunha, na Galícia, no domingo (4 de agosto), para protestar contra as touradas, os maus-tratos aos animais, o uso do dinheiro público em festas taurinas e por uma Galícia livre desta cruel e bárbara prática.

A concentração dos manifestantes começou ao meio-dia no relógio do Obelisco. Meia hora depois a mobilização seguiu pelas principais vias do centro da cidade, com os manifestantes segurando faixas e cartazes, e gritando palavras de ordem, como: “Galícia, sem touradas”, “Touradas, abolição”, “Fora o sangue das nossas festas”, “Nem arte, nem cultura”.

A passeata acabou em frente à Câmara Municipal, com dezenas de faixas, discursos e mesmo um boneco com trajes de toureiro enforcado, mostrando com energia a oposição social às touradas. Essa foi uma das maiores manifestações anti-taurinas celebradas na cidade, segundo os organizadores do ato.

O protesto, plural, foi organizado pela plataforma Galícia – Melhor Sem Touradas (GMST), e apoiado por entidades de defesa dos direitos dos animais e dezenas de associações e organizações políticas e sociais.

agência de notícias anarquistas-ana

Virada do morro:
Ipê e seu grito amarelo
perpendicular.

Eolo Yberê Libera