Sabe-se que atualmente, e ao longo da história, a escola, como instituição de ensino-aprendizagem dedica-se a reproduzir, mesmo que inconscientemente, as estruturas de autoridade, dominação e exploração, doutrinando os alunos a se tornarem dóceis repetidores e determinando seus comportamentos. A educação libertária busca uma transformação ao despertar nos indivíduos a consciência da necessidade de uma filosofia social diferente. Em detrimento a isto o Coletivo de Educação Libertária de Sapiranga organizou um encontro em 2012 que possibilitasse a discussão a agregação de novos conhecimentos e ações frente a esta problemática. Não podemos parar, por isto, em 2013, contamos com todos aqueles que se interessam, para continuarmos à construir.
O II Encontro por uma Educação Libertária surge este ano tendo como diferencial a possibilidade dos participantes inscreverem trabalhos que poderão ser socializados no decorrer do mesmo.

As inscrições dos trabalhos podem ser feitas em três categorias, respeitando os eixos temáticos sugeridos, com a finalidade de uma melhor organização.

EIXOS TEMÁTICOS:
Os eixos temáticos sugeridos visam organizar em questões de ordem cronológica os assuntos abordados.

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIAS NO PASSADO

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA CONTEMPORÂNEAS

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA PARA O FUTUTRO

# PRÁTICAS LIBERTÁRIAS ASSOCIADAS
Neste eixo queremos abordar práticas libertárias que não estejam necessariamente focadas na educação, como amor libertário, a luta pelo direito ao Aborto e demais temáticas que visem a liberdade do sujeito.

CATEGORIAS:

# ARTIGO ACADÊMICO
Artigos com ou sem referencial teórico que visem a disseminação das ideias de educação ou qualquer outra pratica libertária.

# REGISTRO ALTERNATIVO
O registro alternativo tem como objetivo apresentar formas de trabalhos que não sejam consideradas artigos, como poesias, textos, cartas, etc…

# VÍDEOS INDEPENDENTES
Vídeos que registrem ou mostrem experiências voltadas para a prática libertária.

As inscrições para os trabalhos ocorrerão até o dia 15/02/201.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço de e-mail: edukalibertaria@gmail.com ou educacaolibertaria@bol.com.br.

Data: 9 de Março de 2013
Local: Sapiranga/RS
Realização: Coletivo de Educação Libertária de Sapiranga.

Confira o vídeo!