Na terça-feira, 13 dezembro, às 7 da manhã, a Polícia realizou uma operação para evacuar a ocupação “Epiviosi” (Sobrevivência), onde haviam se refugiado mais de 30 pessoas sem-teto. O proprietário do edifício é a Igreja Católica da Grécia¹, que não hesitou em praticar o seu discurso sobre o amor ao próximo, etc., etc., fazendo uma denúncia e expulsando as pessoas paupérrimas sem-teto que tinham procedido à ocupação do edifício abandonado. Os policiais “corajosos” dos chamados grupos antidistúrbios detiveram essas pessoas e levaram-nas para uma delegacia nas proximidades.
No comunicado da Ocupação Social Aberta “Epiviosi” (Sobrevivência) diz: “supõe-se que todos vão ser postos em liberdade, menos os imigrantes em situação irregular. A Polícia apreendeu várias coisas dentro do prédio e é provável que o isole. Essas coisas são todos os itens que vocês tem nos oferecido, assim como nossos pertences pessoais. Igreja e Estado em plena cooperação e, em concordância com o espírito do Natal, estão atacando e jogando nas ruas pessoas sem abrigo e imigrantes que buscam um resquício de esperança. Precisamos do seu apoio. Quantos mais são os solidários, melhor para nós. Informar as pessoas, espalhar a notícia, precisamo-los”.
O edifício da ocupação, cujo proprietário é a Igreja Católica, durante os últimos 5 anos tem estado totalmente desabitado. A ocupação surgiu recentemente durante o auge do movimento dos “indignados” e seu objetivo era criar uma rede de apoio de solidariedade com as pessoas desabrigadas e sem possibilidade de produzir comida. A brutalidade da Igreja e do Estado é infinita e ilimitada. Este é outro grande “êxito” da grande Democracia burguesa, de suas instituições (neste caso da Igreja e da Polícia) e do “espírito de Natal…”
De acordo com informações que nos chegam, a Polícia selou o edifício, deixou em liberdade todos os detidos e manteve alguns esquadrões fora do edifício. A Igreja Católica retirou a queixa que havia posto, já que o que quis fazer se realizou. As pessoas que viviam na Ocupação serão transferidas para outros abrigos até o início de janeiro. Às 20 horas do mesmo dia foi realizada em outro lugar uma assembléia, em solidariedade com os desabrigados.
[1] Não é expresso no título, para não criar falsas impressões que nos voltamos apenas contra a Igreja Católica. O papel de todas as igrejas é o mesmo. Portanto, não as diferenciamos. A Igreja, chame como se chame, é um dos mais básicos aparatos de manipulação de consciência da Soberania. E como tem sido demonstrado novamente neste caso, também é uma organização lucrativa e um mecanismo cruel.
agência de notícias anarquistas-ana
A princípio: “O que é aquilo?”,
Mas depois…
“Campos de arroz!”
Paulo Franchetti