Élisée Reclus, apesar de, muitas vezes, ser pouco referenciado seja no anarquismo, seja na geografia, foi um importante anarquista e um grande geógrafo.
Não encontramos muitos escritos seus sobre teoria anarquista, porém suas obras são repletas de liberdade. É desta forma que analisa a história do homem e a terra a partir de uma visão anarquista, que questiona o poder subjugador e a igreja, analisa as revoluções, a industrialização e o desenvolvimento das cidades num tom poético e simples.
Sua geografia anarquista era para todos, mas principalmente para aqueles e aquelas que eram e são exploradas e sempre foram subjugados, pelo patrão, pelo marido, por deus…
Com as contribuições destes grandes anarquistas (Costa, Kropotkin, Grave, Nettlau, Rocker, Galleani e Reclus) podemos conhecer e sentir um pouco mais desta grande pessoa que foi Élisée Reclus.
Este livro foi publicado em co-produção entre a Edições Negras Tormentas e a Biblioteca Terra Livre.
Você pode encontrar “Élisée Reclus: Retratos de um anarquista” entrando em contato pelo e-mail: negrastormentas@riseup.net.
Ou pessoalmente na
Biblioteca Terra Livre
Rua Engº Francisco Azevedo, 841 – Sala 4 – Perdizes – São Paulo
Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”
Rua Alcides de Queirós, 161 – Bairro Casa Branca – Santo André
Escrever sobre o grande geógrafo Élisée Reclus nunca é tarefa fácil. Nascido no século XIX, foi um viajante como conseqüência de suas expulsões, mas também por convicção própria. Republicano em sua juventude, suas participações na Comuna de Paris e na Internacional levaram-no a declara-se geógrafo mas anarquista, anarquista mas geógrafo. Sua figura foi defendida, logo de sua detenção, por operários e pelas grandes personalidades científicas da época, conseguindo sua saída da prisão.
Suas investigações sobre geografia o fizeram muito popular, especialmente nos círculos libertários espanhóis anteriores a Revolução Social de 1936, sendo seus livros editados em grande quantidade. Costumava-se dizer que se uma biblioteca anarquista não tivesse as edições de Reclus, não era uma verdadeira biblioteca anarquista; por isso, depois de quase cem anos, e graças à sua figura que segue causando incômodo em certos círculos científicos, que o ignoram ou não o reconhecem, a publicação deste livro é a certeza de sua vigência e importância para o pensamento e ação libertária“.
Grupo de Estudios José Domingo Goméz Rojas (Santiago/Chile)
“Élisée Reclus: Retratos de um anarquista”
Costa – Kropotkin – Grave – Nettlau – Rocker – Galleani – Reclus
Editorial Biblioteca Terra Livre
Edições Negras Tormentas
103 p.
Outros lançamentos recentes de editoras anarquistas
 “Escritos sobre Educação e Geografia“, Piotr Kropotkin e Élisée Reclus – Editorial Biblioteca Terra Livre. Mais infos: http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/.
 Fragmentos de uma Antropologia Anarquista“, David Graeber; e “Como a não-violência protege o estado“, Peter Gelderloos – Editora Deriva. Mais infos: http://www.deriva.com.br/.
A Conquista do Pão“, Piotr Kropotkin; e “Ecologia Social e Outros Ensaios“, Murray Bookchin – Editoria Achiamé. Mais infos: http://achiame.com.
Essência da Religião / O Patriotismo“, Mikhail Bakunin; “Da Escravidão nos Estados Unidos“, Élisée Reclus; “O Homem e a Terra: a Cultura e a Propriedade“, Élisée Reclus; e “O Homem e a Terra: as Repúblicas da América do Sul“, Élisée Reclus – Editora Imaginário. Mais infos: http://www.editoraimaginario.com.br/.
agência de notícias anarquistas-ana
Todos os dias
Um mar de palavras
Morrem no céu da minha boca.
Perpétua Amorim