Uma multidão de aproximadamente 6 mil pessoas participaram ontem (30 de abril) de uma passeata, em Hamburgo, contra a gentrificação e a ameaça de despejo do espaço libertário Rote Flora. O ato foi acompanhado por uma presença massiva da polícia.
Os manifestantes, muitos vestindo preto, com o rosto coberto, percorreram diversas ruas do centro de Hamburgo, carregando faixas e gritando palavras de ordem contra o desenvolvimento urbano capitalista e a ameaça de evacuação do espaço Rote Flora.
Alguns grupos de anarquistas quebraram os vidros de algumas viaturas da polícia e pelo menos um carro estatal foi incendiado. Os manifestantes também atacaram a vitrine de uma imobiliária.
Após a passeata houve confrontos entre manifestantes e a polícia. A polícia usou canhões de água e cassetetes para dispersar os protestantes. As forças de segurança prenderam dezenas de pessoas. A operação policial também deixou vários ativistas feridos.
O Rote Flora é um antigo teatro em Schanzenviertel, Hamburgo, que foi ocupado por movimentos anarquistas. Hoje é um centro cultural alternativo.
Imagens do protesto:

http://www.flickr.com/photos/pm_cheung/sets/72157626493582513/

agência de notícias anarquistas-ana
casa quieta –
cochila o avô e
dorme a neta
Carlos Seabra