[Um estudante morreu ontem (1º de abril) durante uma série de protestos organizados em várias universidades públicas colombianas depois do anúncio de que o governo vai permitir investimentos de empresas privadas nestas instituições.]
Infelizmente morreu o jovem Andrés Arteaga, estudante de veterinária da Universidade de Nariño, na cidade de Pasto, quando um artefato explosivo manipulado pelos manifestantes se ativou.
“Lamentamos profundamente esta perda e denunciamos as declarações do vice-presidente Angelino Garzón, quando afirma “Uma coisa é o protesto e outra a criminalidade. O capuz e a pedra não podem ser parte da expressão estudantil”. Estas afirmações demonstram o espírito duplo e falso do Estado colombiano, já que seus órgãos repressivos põem em grave risco a segurança do estudantado colombiano e contribuem com o aumento das ameaças ao corpo docente”, diz um comunicado da Cruz Negra Anarquista de Bogotá, Colômbia, sobre o fatídico fato.

Várias organizações estudantis e de educadores lançaram uma convocação para uma nova mobilização em Bogotá e outras cidades colombianas para 7 de abril.

agência de notícias anarquistas-ana