Um pacote-bomba explodiu nesta quinta-feira (31) no quartel que abriga a sede do comando da brigada paraquedista Folgore, na cidade italiana de Livorno, deixando um militar gravemente ferido.
Segundo as autoridades, o militar ferido é o tenente-coronel Alessandro Albamonte, de 41 anos, que teve de amputar cinco dedos (dois na mão direita e três na esquerda), bem como ferimentos no rosto e nas pernas.
Após a explosão, o militar foi levado às pressas ao hospital dessa cidade da Toscana (noroeste), onde os médicos diagnosticaram também danos significativos nos olhos.
O comandante dos Carabineiros (Polícia com funções militares e de inteligência) em Livorno, Francesco Zati, explicou que o pacote detonado era do tipo utilizado para envio de objetos frágeis. Ele disse que o incidente está sendo investigado.
Em nota, o Exército indicou que o militar ferido se encontrava em seu escritório, onde provocou a explosão ao tentar abrir o pacote.
Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas os investigadores, segundo a imprensa local, trabalham com a possibilidade de que um grupo anarquista esteja por trás do ocorrido.
Eles também não descartam que o pacote-bomba possa estar relacionado aos ataques de características similares registrados em dezembro passado em diversas embaixadas em Roma, reivindicados pela Federação Anarquista Informal (FAI).
Fonte: agências internacionais de notícias
agência de notícias anarquistas-ana