Comunicado da assembléia da província de Como e Varese
Sexta-feira, 25 de março, foi realizada no Tribunal de Busto Arsizio a audiência contra Oscar, um anarquista basco na Itália; foi preso no sábado, 19 de março, ao final de uma manifestação contra os recentes acontecimentos repressivos ocorridos na província de Varese.
A audiência foi realizada rapidamente, escolhida pelo advogado e Oscar, porque no momento em que se encontrava o companheiro era a melhor coisa que poderia fazer, dadas as provas das acusações (fotos incompatíveis com a figura de Oscar).  No entanto, Oscar foi condenado a um ano de prisão, com o processo de urgência, por resistência e lesão.
Este é claramente um processo político; como sempre tentam reprimir e punir a liberdade de expressão e as formas de luta dos companheiros. Neste caso, o alvo foi o crescente movimento combativo na província de Varese, que reagiu com um protesto contra as recentes tentativas de repressão (ameaças, perseguições, expulsões de Varese e Gallarate…).
Oscar, mais uma vez, através de advogado, disse que não tinha qualquer ligação com os acontecimentos que supostamente foi adjudicado e, após o término da audiência, cumprimentou os companheiros que estavam na sala do tribunal e gritou “vida longa à anarquia”.
Vamos atualizá-los sobre os próximos passos do advogado para a sua libertação.
Assembléia da realidade da província de Como e Varese
Oscar Lorenzo Olasagarre Azurmendi
C.C. de Busto Arsizio
Via Cassano Magnago 102
21052 Busto Arsizio (Varese)
Itália
agência de notícias anarquistas-ana