[Um grupo libertário de muralistas surgiu recentemente em São Paulo e já realizou alguns trabalhos nas ruas da cidade, o último no “Dia Internacional das Mulheres”.]
Comunicado:
O 8 de março este ano teve uma particularidade, caiu justamente no Carnaval. Quem se lembrou do “Dia Internacional das Mulheres”? E por outro lado, quem se esqueceu do Carnaval?
No Brasil tem-se uma tradição de parar tudo no Carnaval, até mesmo a marcha que ocorre todos os anos no dia 8 de março não aconteceu na data (e se ocorresse, não haveria uma grande participação).
Foi aí que pensamos: “não há data melhor para fazer um mural que dia 8″ e foi o que partimos a pintar e fazer!
A idéia de pintar um mural era justamente chamar a atenção das mulheres para a ação, indo contra ao que se tenta projetar aqui de que o dia das mulheres é a data para felicitar, dar rosas vermelhas e todo esse teatro de “reconhecer” a importância da mulher na sociedade.
Assim, a proposta do mural veio para chamar as mulheres e homens para a ação. É claro que dentro do sistema econômico que vivemos tanto homens quanto mulheres sofrem diversas imposições de como se comportar, como ser, que corpo ter, por isso acreditamos que uma verdadeira transformação social não venha de um ou de outra, mas da junção das forças.
Sabemos que existem lutas específicas da mulher, pois a mulher não pode decidir sobre seu corpo, ainda hoje é alvo de inferiorização e submissão… E não é isso que queremos! Pensamos que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens de se posicionar, discutir e agir. Não queremos companheiras e amigas em casa cuidando dos filhos e filhas enquanto seus companheiros estão lutando!
Não esperemos mais para construir o mundo que queremos no futuro.. O mundo é hoje! Pois aquilo que sonhamos no futuro será fruto daquilo que realizamos hoje…
Mais infos e fotos:
agência de notícias anarquistas-ana